Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8213
Title: A utilização do fitoterápico arctostaphylos uva-ursi l. no tratamento de infecções urinárias
Authors: TEIXEIRA, Emanuelle Mantuani
RIZZO, Larissa Santos
TAVARES, Lucas Souza Rocha
VIEIRA, Matheus de Moura Oliveira
Advisor: BUCCI, Muriel
type of document: Artigo científico
Keywords: Fitoterapia;Plantas medicinais;Controle de infecções;Farmácia
Issue Date: Jul-2021
Publisher: 153
Citation: TEIXEIRA, Emanuelle Mantuani; RIZZO, Larissa Santos; TAVARES, Lucas Souza Rocha; VIEIRA, Matheus de Moura Oliveira. A Utilização do Fitoterápico Arctostaphylos uva-ursi L. no Tratamento de Infecções Urinárias. 2021. Artigo de Revisão Bibliográfica - Técnico em Farmácia ETEC Praia Grande, Praia Grande, 2021.
Abstract: A fitoterapia pode definir-se pela terapêutica à base de plantas, sendo, assim, a ciência que estuda a utilização dos produtos de origem natural com finalidade de tratar e/ou prevenir enfermidades. O fitoterápico Arctostaphylos uva-ursi L. é utilizado no tratamento de infecções urinárias que, frequentemente, atingem toda a sociedade. Devido ao seu uso inadequado, o medicamento tem como consequências a hepatotoxicidade por uso prolongado e as interações com substâncias que acidificam a urina, como o ácido ascórbico. Diante do exposto, este artigo tem por objetivo informar e conscientizar a sociedade sobre o uso correto, riscos e benefícios deste fitoterápico. Foi realizada uma pesquisa empírica por meio de formulário eletrônico que, ao todo, atingiu 285 pessoas, obtivemos resultados esperados e outros surpreendentes, sendo estes, respectivamente, a sétima questão que disserta a terapêutica da Uva-ursi e a oitava questão que se refere ao tratamento alternativo e/ou complementar aos antibióticos utilizando a planta em pesquisa. Portanto, neste artigo, serão discutidos tópicos relacionados a utilização do fitoterápico Arctostaphylos uva-ursi no tratamento de infecções urinárias.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8213
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uva Ursi Artigo.pdfA UTILIZAÇÃO DO FITOTERÁPICO Arctostaphylos uva-ursi L. NO TRATAMENTO DE INFECÇÕES URINÁRIAS666.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.