Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16602
Title: Custos operacionais de uma colheitadeira de cana de açúcar (Saccharum spp.) na região de Bauru -SP
Authors: ROSA, Waldir
Advisor: CERVI, Ricardo Ghantous
type of document: Monografia
Keywords: Cana-de-açúcar;Colheita;Custo de operações
Issue Date: Jun-2012
Publisher: 112
Citation: ROSA, Waldir. Custos operacionais de uma colheitadeira de cana de açúcar (Saccharum spp.) na região de Bauru -SP, 2012. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2012.
Abstract: A cultura da cana de açúcar sempre dependeu de grande quantidade de mão-de-obra em toda a cadeia produtiva, desde o campo até a agroindústria no processo industrial. O setor vem se especializando a cada ano devido a novas tecnologias bem como o uso da agricultura de precisão que auxilia as máquinas e os equipamentos a trabalharem com poucos erros assi métricos, sendo esse um dos grandes gargalos do setor. Mas por outro lado a tecnologia gera polemica em relação ao desemprego. As máquinas colheitadeiras estão cada vez mais sofisti cadas, assim o processo de colheita se tornou mais caro, e existem dificuldades para contratar profissionais do ramo bem como operadores capacitados. Assim, a grande problemática é a falta de mão de obra qualificada para o setor sucroenergético, onde várias usinas estão trei nando seus colaboradores, hoje as empresas passaram a exigir um perfil profissional mais tec nificado. Este trabalho teve como objetivo levantar os custos da colheita mecanizada de cana de-açúcar em usina localizada na região de Bauru - SP através da metodologia proposta pela American Society of Agricultural Engineers (ASAE, 2001). Dessa maneira, os custos totais de operação da colheitadeira em estudo (John Deere 3520) foram de R$ 193,82.hora-1 , onde os custos variáveis tiveram maior representatividade 74,98% frente aos custos fixos 25,02%. Dessa maneira pode se concluir que este estudo contribui para o aperfeiçoamento da análise de custos dos tratos culturais da colheita mecanizada de cana-de-açúcar no interior do Estado de São Paulo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16602
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WALDIR ROSA.pdfCustos operacionais de uma colheitadeira de cana de açúcar (Saccharum spp.) na região de Bauru -SP1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.