Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9327
Title: Readaptação de animais silvestres : a reintrodução de animais silvestres nos seus habitat's
Authors: GORNIK, Lucas Sanches Faria
Advisor: TRINDADE, Thiago Rodolfo
type of document: Monografia
Keywords: Meio ambiente;Áreas silvestres
Issue Date: 2016
Publisher: 037
Citation: GORNIK, Lucas Sanches Faria. Readaptação de animais silvestres : a reintrodução de animais silvestres nos seus habitat's. Trabalho de Conclusão do Curso (Curso Técnico em Meio Ambiente) da Etec "Frei Arnaldo Maria de itaporanga". Votuporanga/SP. 2016.
Abstract: A Lei 5.197/67, lei de proteção à fauna, define como fauna silvestre em seu artigo 1° como sendo “os animais de quaisquer espécies”, em qualquer fase de desenvolvimento e que vivem naturalmente fora do cativeiro constituindo a fauna silvestre, bem como seus ninhos, abrigos e criadouros naturais são propriedades do Estado, sendo proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha. Todos os anos mais de 38 milhões de animais silvestres são retirados do seu habitat no Brasil, sendo que 90% deles são exportados vítimas do tráfico. Estima-se que de cada dez animais retirados para este fim, nove morrem antes da sua venda, e outros 30% estão condenados com alguma sequela pelo resto da vida. Os animais que sobrevivem são encaminhados para os centros de triagem de animais silvestres conhecidos popularmente como CETAS. Após um período de reabilitação nos CETAS, o animal é levado para uma área de soltura denominada ASAS, aonde ocorre a monitoração e a readaptação gradativa ao seu habitat natural, ao fim desse processo o animal é novamente reintroduzido à natureza.
Description: A vontade de qualquer pessoa que se depara com um animal silvestre vítima de maus-tratos ou apreendido em ações de tráfico é devolvê-lo o mais rápido possível para a natureza, porém, essa não é a atitude correta, pois esta ação causará sérios problemas, tanto para o animal como para o meio ambiente. Para que esse animal volte à natureza livre, é necessário um processo de readaptação e reabilitação do mesmo, para que seja solto novamente em seu habitat. O termo técnico mais correto para definir este trabalho é a “reintrodução”.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9327
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.