Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9134
Title: Pessoas em situações de rua: acessibilidade aos serviços de saúde
Authors: LIMA, Beatriz de
SANCHES, Edna Aparecida Mafé
NUNES, Vanessa da Silva
Advisor: CARVALHO, Franciele Facco de
Other contributor: CARVALHO, Franciele Facco de
type of document: Monografia
Keywords: Enfermagem;Pessoas em situação de rua;Assistência à saúde;Assistência ao paciente (serviços de saúde);Assistência social
Issue Date: Jul-2022
Publisher: 027
Citation: LIMA, Beatriz de; SANCHES, Edna Aparecida Mafé; NUNES, Vanessa da Silva. Pessoas em situações de rua: acessibilidade aos serviços de saúde, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem) – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, SP, 2022.
Abstract: O presente estudo mostra que as pessoas em situação de rua estão em situações de vulnerabilidade, principalmente nos setores de saúde e higiene. Pensamos em criar um projeto para ajudar essas pessoas a cuidarem da sua saúde. Para que esse projeto seja realizado precisa de muito apoio e conscientização das pessoas que trabalham na área da saúde a olhar para essas pessoas. As pessoas que vivenciam situação de rua também são vítimas de preconceito quando procuram um serviço de saúde e se deparam com o despreparo e a inabilidade dos profissionais de saúde para a realização da escuta qualificada e do acolhimento das demandas e necessidades de saúde dessa população, assim como quando das ações higienistas que ocorrem nos espaços públicos e que desconsideram a dignidade da vida e os direitos humanos. A saúde dessas pessoas está ainda mais comprometida porque são infringidos os princípios da universalidade do acesso aos serviços de saúde, da equidade no acesso às ações e serviços de saúde e da integralidade da assistência. Os principais problemas de saúde dessas pessoas são: o abuso de substâncias psicoativas, a infecção pelo HIV/aids, ISTs, os transtornos mentais e os problemas odontológicos, dermatológicos e gastrintestinais, problemas nos pés, infestações, tuberculose, gravidez de alto risco, doenças crônicas, Hipertensão, Diabetes mellitus e doença pulmonar obstrutiva crônica, álcool e drogas. A saúde foi associada à capacidade de resistir ao cotidiano de dificuldades, enquanto a doença foi compreendida como um estado de debilidade que compromete a luta pela sobrevivência.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9134
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC PESSOAS EM SITUAÇÕES DE RUA.pdf
  Restricted Access
150.03 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.