Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9060
Title: Avaliação da sobreposição de custo operacional um estudo de caso utilizando pulverizador automotriz com tecnologia embarcada
Other Titles: Evaluation of operational cost overlap a case study using self-propelled sprayer with embedded technology
Authors: BOUWMAN, Catherine
CORNELIUS, Jaqueline Eloisa
Advisor: SALVI, José Vitor
type of document: Artigo científico
Keywords: Pulverizadores;Logística (custo operacional);Agricultura de precisão
Issue Date: Dec-2015
Publisher: 259
Citation: BOUWMAN, Catherine; CORNELIUS, Jaqueline Eloisa. Avaliação da sobreposição de custo operacional um estudo de caso utilizando pulverizador automotriz com tecnologia embarcada, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2015.
Abstract: Dentre as atividades do ciclo produtivo, as operações de pulverização têm um peso relevante no custo devido à grande quantidade de defensivos utilizados. As tecnologias embarcadas nos pulverizadores automotrizes, tais como o piloto automático e o controle automático de abertura e fechamento bico a bico, proporcionam maior aproveitamento dos produtos, controle e eficiência nas operações. Esse estudo teve como objetivo avaliar a sobreposição e o custo operacional, por meio de um estudo de caso, utilizando pulverizadores automotrizes com tecnologia embarcada. O estudo avaliou, através de dados de telemetria, as operações de pulverização entre os anos de 2013 a 2015, de um agricultor da cidade de Tibagi/PR. A área foi dividida em dois talhões, sendo compostos de 141,79 e 71,84 hectares. Foram calculadas as áreas de sobreposição através de software de SIG Quantum GIS, sendo analisadas a área mínima de sobreposição e a sobreposição média das aplicações e comparadas à metodologia Kansas. Também foi analisado o custo operacional produtivo do pulverizador automotriz e comparado com a metodologia ASABE. Identificou-se que a geometria do talhão e a velocidade são fatores de influência na quantidade de área sobreposta. Em relação ao custo de sobreposição tem-se que quanto maior a área sobreposta e/ou a quantidade de produtos misturados à calda, maior é o custo de sobreposição. Por fim, o custo operacional produtivo do pulverizador automotriz apresentou um valor superior em torno de 50% à metodologia ASABE.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/9060
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2015_2_catherinebouwman_avaliacaodasobreposicaoecustooperacional.pdf
  Restricted Access
1.8 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.