Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8597
Title: Avaliação dos efeitos do biofertilizante Supergan sobre meloidogyne incognita na cultura do tomateiro
Other Titles: Evaluation of the effects of the biofertilizer Supergan on meloidogyne incognita in the tomato crop
Authors: RABACO, Lorival Aparecido
Advisor: OTOBONI, Carlos Eduardo de Mendonça
LEITE, Susi Meire Maximino
type of document: Artigo científico
Keywords: Tomate;Tecnologia de fertilizantes;Controle biológico de qualidade dos fármacos;Galha;Nematoides parasitos de plantas
Issue Date: Jul-2017
Publisher: 259
Citation: RABACO, Lorival Aparecido. Avaliação dos efeitos do biofertilizante Supergan sobre meloidogyne incognita na cultura do tomateiro, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2017.
Abstract: O tomate é uma hortaliça de grande importância econômica, produzido e consumido em diversos países, sendo seu consumo na maior parte destinado à mesa. A cultura do tomate sofre com o ataque de diversos tipos de pragas, como os nematoides das galhas (Meloidogyne ssp.), causadores de perdas na produtividade que podem atingir níveis de até 100%. O controle dos nematoides com o uso de nematicidas químicos vem sendo utilizado por produtores, no entanto, o custo de produção torna-se muitas vezes inviável, devido ao alto custo dos produtos, além das questões ambientais. Outra opção é o controle biológico, utilizando inimigos naturais que parasitam os nematoides, como fungos e bactérias. Assim, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do biofertilizante Supergan® e de fertilizante inorgânico sobre o crescimento vegetativo e reprodutivo, bem como sobre a proliferação de Meloidogyne incognita no tomateiro. O biofertilizante mostrou efeito inibidor sobre a quantidade de galhas de nematoide nas raízes das plantas, mas não apresentou diferença significativa quanto ao desenvolvimento vegetativo e reprodutivo do tomateiro em comparação com o fertilizante inorgânico.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8597
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2017_1_lorivalaparecido_avaliacaodosefeitosdobiofertilizantesupergan_.pdf
  Restricted Access
317.87 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.