Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8495
Title: Estudo de caso sobre o ESG (environmental, social and corporate governance) como ferramenta para a melhoria do setor interno de PMEs
Authors: NOVAK, Giulia
REIS, Maria Eduarda da Silva
SILVA, Maria Eduarda Soares
VIANA, Thaís Sousa
Advisor: MORAES, Leonardo Sitibaldi de
LEANDRO, Lucian Santos de Oliveira
type of document: Monografia
Keywords: Gestão de negócios
Issue Date: Dec-2021
Publisher: 153
Citation: NOVAK, Giulia; REIS, Maria Eduarda da Silva; SILVA, Maria Eduarda Soares; VIANA, Thaís Sousa. Estudo de caso sobre o ESG (environmental, social and corporate governance) como ferramenta para a melhoria do setor interno de PMEs. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2021.
Abstract: Recentemente, as iniciativas que pregam sobre responsabilidade social, ambiental e de governança vêm se sobressaindo no meio corporativo. Sendo assim, critérios de condutas como o ESG (Environmental, Social and corporate Governance) surgiram, para mostrar o quão relevante é defender essas pautas em uma organização. Com isso, este trabalho tem como objetivo propagar os benefícios resultantes da obtenção de uma responsabilidade socioambiental para a sociedade e mostrar que, além das grandes organizações, as PMEs também podem obter resultados positivos ao implantar esses critérios de conduta em sua gestão interna. Diante disso, foram analisados neste estudo de caso os resultados adquiridos após a implantação do ESG (Environmental, Social and corporate Governance), mediante incentivo da fintech 1 Openbox.ai, na gestão interna da empresa parceira, Litroz. Dentre eles, pode-se citar: a melhor valorização dos seus colaboradores, a maior consciência ambiental e a redução de gastos e de desperdícios. Além disso, também foi possível observar que esses critérios de conduta ainda estão fortemente ligados a recursos monetários.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8495
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA - ESTUDO DE CASO SOBRE O ESG (ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND.pdf576.82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.