Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8421
Título: Elaboração de uma paleta mexicana isenta de açúcar para indivíduos com diabetes
Título(s) alternativo(s): elaboration of a sugar -free Mexican palette for individuals with diabetes
Autor(es): FREITAS, Aline de Morais
COSTA, Ana Carolina Vaz
SILVA, Giovana Garófalo da
CARVALHO, Kauany Dandara de
COSTA, Keli Ferreira da
Orientador(es): SILVA, Cristiane Bastos de Oliveira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Sorvete;Culinária;Diabetes mellitus
Data do documento: Dez-2016
Editor: 199
Referência Bibliográfica: FREITAS, Aline de Morais. COSTA, Ana Carolina Vaz. SILVA, Giovana Garófalo da. CARVALHO, Kauany Dandara de. COSTA, Keli Ferreira da. Elaboração de uma paleta mexicana isenta de açúcar para indivíduos com diabetes, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2016
Resumo: O Diabetes Mellitus é uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou ação de insulina. Com base nisso, o objetivo dessa pesquisa é comprovar a possibilidade de elaborar uma paleta mexicana destinada à indivíduos com diabetes, que seja isenta de açúcar e reduzida em carboidrato. Para este fim, foi elaborado um sorvete à base de uma mistura natural de morango, creme de leite e adoçante Sucralose, ambos batidos no liquidificador e depois colocados em formas específicas para paleta mexicana. Após 4 horas no congelador, essa mistura deve ser recheada com um creme à base de cacau em pó, creme de leite e adoçante Sucralose levados á panela em fogo brando até desgrudar do fundo. Assim que recheados os sorvetes devem ser cobertos com o restante da mistura de morangos até que estejam na quantidade ideal, e levados de volta ao congelador por no mínimo 2 horas. Por fim realizados 3 testes visando a evolução gradativa em cada um, os resultados adquiridos no primeiro teste apontam que não houve uma boa aceitação, porém no segundo ocorreu a substituição do adoçante Stévia pelo Sucralose , o que gerou uma melhora notável nos dados. No terceiro teste não houve alterações significativas além das quantidades, que surtiram efeitos na elevação da aceitação dos avaliadores. Após finalizada a pesquisa científica a respeito da doença crônica autoimune DM, conclui-se que a criação de uma paleta mexicana Diet mostrou-se viável para o contexto atual da epidemiologia que acomete brasileiros de todas as faixas etárias.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8421
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nut_2016_etim_alinedemorais_paleta.pdf
  Restricted Access
870.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.