Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8131
Title: Comparação de dois sistemas de avaliação da qualidade de distribuição de fertilizantes por distribuidor centrífugo
Other Titles: Comparison of two fertilizer distribution quality assessment systems by centrifugal distributor
Authors: COSTA, Letícia Fernanda da
SOUZA, Matheus Henrique Pereira de
Advisor: LEITE, Susi Meire Maximino
type of document: Artigo científico
Keywords: Adubação;Tecnologia de fertilizantes
Issue Date: Dec-2018
Publisher: 259
Citation: COSTA, Letícia Fernanda da; SOUZA, Matheus Henrique Pereira de. Comparação de dois sistemas de avaliação da qualidade de distribuição de fertilizantes por distribuidor centrífugo, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão) - Faculdade de Tecnologia FATEC Shunji Nishimura (Pompéia), Pompéia, 2018.
Abstract: A uniformidade de distribuição de fertilizantes no solo é um fator importante para o desenvolvimento da cultura. Comumente esses produtos são aplicados por distribuidores a lanço, nos quais a qualidade depende da largura efetiva de trabalho que é determinada a partir de ensaios que determinada sobreposição das passadas adjacentes. O presente trabalho teve por objetivo comparar dois métodos de avaliação da qualidade de distribuição de NPK em distribuidor centrífugo. Foram comparados o método de avaliação determinado pela ISO 5690/1, padronizado pela utilização de bandejas ao longo da faixa, e o método do fabricante do distribuidor utilizado, a Máquinas Agrícolas Jacto S.A. que utiliza 4 bandejas em somente meia faixa. Os dados foram submetidos a análise de coeficiente de variação para a análise da distribuição do produto nos dois métodos. A avaliação da simetria do perfil de distribuição do fabricante, foi analisada em provetas disponibilizadas pelo fabricante da máquina, diferentemente do método ISO, que foi analisado no programa Adulanço. Os resultados mostraram divergências entre os coeficientes de variação obtidos nos dois métodos para a faixa efetiva de 32 m, mas sendo o coeficiente de variação ainda considerado bom. A distribuição do produto não se mostrou simétrica na faixa de aplicação, podendo ter sido afetada pela granulometria do produto, de maneira que grânulos de maiores e mais densos se concentraram no final da faixa. Nas configurações utilizadas o equipamento não mostrou simetria na distribuição do produto em questão. Maiores ajustes na determinação do ponto de queda poderiam influenciar positivamente esta característica da máquina.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/8131
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mecanizacaoemagriculturadeprecisao_2018_2_leticiafernanda_comparacaodedoissistemasdeavaliacao.pdf
  Restricted Access
547.75 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.