Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7973
Título: Formas de acesso ao Aeroporto de Guarulhos e o fator pico urbano na região metropolitana de São Paulo como um influenciador na tomada de decisão dos passageiros
Autor(es): OLIVEIRA, Aline Barros
DANTAS, Caroline
Orientador(es): GROTTA, Carlos Alberto Diniz
DI GIORGI, Wanny Arantes Bongiovanni
Outro(s) contribuidor(es): GROTTA, Carlos Alberto Diniz
DI GIORGI, Wanny Arantes Bongiovanni
SANTOS, Daniel Nery dos
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Transporte ferroviário
Data do documento: 7-Dez-2021
Editor: 167
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA. A.B.; DANTAS, C. Formas de acesso ao Aeroporto de Guarulhos e o fator pico urbano na região metropolitana de São Paulo como um influenciador na tomada de decisão dos passageiros. In: FATECLOG, 12., 202. Mogi das Cruzes/SP. Anais eletrônicos [...]. Mogi das Cruzes: Fatelog, 20221. Disponível em https://fateclog.com.br/anais/2021/anais_2021_v3.pdf.
Resumo: Este artigo analisa o impacto do horário de pico urbano e como ele influencia as escolhas de acessos modais ao Aeroporto de Guarulhos. Seu foco está em identificar motivos que levam à subutilização do transporte ferroviário como alternativa de acesso durante horários de pico urbano. A metodologia escolhida para este trabalho é a Pesquisa Exploratória. O objetivo é comparar o horário de pico da Região Metropolitana de São Paulo com o horário de pico do aeroporto. A pesquisa revelou que os passageiros podem enfrentar engarrafamentos intensos, uma vez que os horários de pico urbanos afetam o principal acesso ao aeroporto: as rodovias. Portanto, em 2019, a implantação da estação ferroviária do aeroporto surgiu como uma solução. No entanto, a adesão dos usuários à Linha Jade tem se mostrado insuficiente. A distância da estação ao aeroporto, as dificuldades de manuseio de bagagem ao longo da viagem do trem, a falta de flexibilidade dos horários dos trens e os transtornos causados pela superlotação são os motivos da subutilização da linha. Assim, o transporte ferroviário não é suficientemente atraente. E mesmo havendo a possibilidade de atrasos devido a congestionamentos, a maioria dos passageiros ainda opta pelo transporte rodoviário, priorizando conforto, comodidade e confiabilidade.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7973
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.