Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7939
Title: Mobilidade urbana: análise do fluxo pendular entre as cidades de Caraguatatuba x São Sebastião e como este fenômeno afeta a mobilidade urbana e qualidade de vida na população de São Sebastião.
Authors: MOURA, Deserrie Laurentino
Advisor: JUNG, Daniel Roberto
Other contributor: JUNG, Daniel Roberto
PANDOLFI, Adriano Scala
MENEZES, Marcelo
type of document: Monografia
Keywords: Mobilidade urbana;Qualidade de vida
Issue Date: 17-Dec-2015
Publisher: 189
Citation: MOURA, Deserrie Laurentino. Mobilidade urbana: análise do fluxo pendular entre as cidades de Caraguatatuba x São Sebastião e como este fenômeno afeta a mobilidade urbana e qualidade de vida da população de São Sebastião. Orientador: Daniel Roberto Jung. 2015. Trabalho de Graduação (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Sebastião, São Sebastião, 2015.
Abstract: A cidade de São Sebastião vem apresentando um aumento considerável de veículos no seu fluxo de tráfego diário causando forte impacto no Trânsito local. Para tanto se estruturou um trabalho cujo objetivo é identificar o fluxo pendular migratório de pessoas entre as cidades de São Sebastião x Caraguatatuba, procurando perceber em que medida este fenômeno influencia o trânsito e afeta mobilidade e a qualidade de vida na cidade de São Sebastião. A metodologia utilizada foi uma análise bibliográfica seguida de pesquisa em campo, o tamanho da amostra definida para esta pesquisa foi de 69 veículos. Para obtenção dos dados e informações foi aplicado questionário como ferramenta de coleta durante os períodos da manhã e tarde, porque este é considerado o período com a maior intensidade no fluxo de veículos. Os dados expressam claramente que a maioria dos entrevistados está em transito migratório diário por motivos de trabalho e estudo. Palavras-chave: Mobilidade urbana. Trânsito. Qualidade de vida. Efeito pendular.(Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.) La ciudad de São Sebastião presenta considerable aumento de vehículos en el flujo diario causando fuerte impacto en el tráfico. Por ello se ha estructurado el trabajo, cuyo objetivo es identificar el flujo pendular migratorio de personas entre las ciudades de São Sebastião x Caraguatatuba, buscando percibir en cuál medida este fenómeno influencia el tráfico y afecta la movilidad y la cualidad de vida en la ciudad de São Sebastião. La metodología utilizada fue un análisis bibliográfico seguido de investigación de campo, el tamaño de la muestra definida para esta investigación fue de 69 vehículos. Para obtener los datos e informaciones se ha aplicado cuestionario como herramienta de colecta durante los períodos de la mañana y de la tarde, porque este es considerado el período con más intensidad en el flujo de vehículos. Los datos indican claramente que la mayoría de los encuestados migran diariamente por razones de trabajo y de estudio. Palabras claves: Movilidad urbana. Tráfico. Calidad de vida. El Efectopéndulo (Texto elaborado pelos autores e extraído do trabalho original.)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7939
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GESTAO_EMPRESARIAL_2015_Deserrie_Laurentino_Moura_Mobilidade_urbana.pdf
  Restricted Access
372.62 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.