Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7906
Title: A formação do gestor ambiental enquanto agente de educação ambiental: uma experiência em instituição beneficente de Jundiaí- SP
Authors: TONHAN, Laís Regina
SIQUEIRA, Priscila dos Santos
Advisor: RINK, Juliana
type of document: Monografia
Keywords: Educação ambiental;Gestão ambiental
Issue Date: 2014
Publisher: 114
Citation: TONHAN, Laís Regina e SIQUEIRA, Priscila dos Santos. A formação do gestor ambiental enquanto agente de educação ambiental: uma experiência em instituição beneficente de Jundiaí- SP. 2014.Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental)- Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2014.
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa participante, envolvendo situação de estágio em instituição beneficente de Jundiaí - SP, da qual participaram estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Considera-se que o gestor ambiental tenha importante papel como agente de educação ambiental (EA) não formal, e a pesquisa encontra bases legais para esse perfil. Assim, o estudo tem como objetivo geral mostrar a potencialidade da atuação do gestor ambiental em atividades relacionadas à EA não formal e, dessa maneira, constituir-se enquanto agente de mudança da realidade. As atividades desenvolvidas tiveram como eixo temático a problemática dos recursos hídricos e foram planejadas, elaboradas e executadas junto a jovens de (10 a 15 anos), assistidos pela instituição em questão. Durante o estágio, houve acompanhamento e análise da atuação de dez estagiários do curso superior em gestão ambiental, bem como uma autoavaliação dos envolvidos, incluindo as autoras do estudo. Os resultados da pesquisa revelaram a importância da EA na formação do gestor ambiental, as dificuldades que o futuro profissional enfrenta na atuação como agente de EA, e os desafios enfrentados em atividades desse tipo, pouco comuns na formação de cursos em tecnologia.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/7906
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.