Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6430
Title: Anemia: patologias comuns em nosso meio e formas de tratamento: anemia um dos distúrbios mais frequentes na medicina: diagnóstico, tratamento e prevenção
Authors: SILVA, Ana Carolina da Conceição
FERNANDES, Franciele Oliveira
BARBOSA, Kaique do Rosario
Advisor: MARQUEZ, Rafael Baldim
Other contributor: MARQUEZ, Rafael Baldim
type of document: Monografia
Keywords: Farmácia;Anemia;Doenças
Issue Date: Dec-2021
Publisher: 027
Citation: SILVA, Ana Carolina da Conceição; FERNANDES, Franciele Oliveira; BARBOSA, Kaique do Rosario. Anemia: patologias comuns em nosso meio e formas de tratamento: anemia um dos distúrbios mais frequentes na medicina: diagnóstico, tratamento e prevenção, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Farmácia) – Etec Amim Jundi, Osvaldo Cruz, SP, 2021.
Abstract: O estudo é voltado para o diagnóstico, tratamento e prevenção da anemia, a condição em que o sangue não tem uma quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis, a gravidade que isso nos leva e como parte da população é afetada, estima-se que 90% dos casos de anemia sejam devido a deficiência de ferro. Também é falado de como uma alimentação saudável é importante, tanto para o tratamento, quanto para evitar a doença. Laboratorialmente, definimos anemia como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13 g/dl em homens. Na gravidez existe anemia relativa, por hemo diluição, além daquela por carência nutricional, principalmente, por deficiência de ferro e ácido fólico. Na gestação os limites considerados normais para o valor da hemoglobina caem para 10g% e os do hematócrito para 30%. A avaliação inicial do paciente com anemia inclui anamnese e exame físico minuciosos, além de exames laboratoriais. Os sintomas relacionados à anemia dependem da idade, da capacidade física, do grau de anemia e do tempo de evolução. Pacientes com evolução aguda apresentam sintomas com valores mais altos de hemoglobina, enquanto que os de evolução crônica exibem valores mais baixos. Os sintomas usuais incluem astenia, cansaço, fraqueza, falta de ar e palpitações. No exame físico o achado mais característico é a palidez muco cutânea.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/6430
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANEMIA.pdf
  Restricted Access
837.7 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.