Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2221
Título: Políticas públicas de incentivo e sustentabilidade às exportações para micro e pequenas empresas
Título(s) alternativo(s): Public policies to encourage and sustain exports to micro and small enterprises
Autor(es): MORELLI, Bárbara Torrecilha
Orientador(es): GARCIA, Carlos Henrique Menezes
Outro(s) contribuidor(es): CORREA, Nelson Luis de Souza
BALDUCCI, Marice Leo Sartori
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Exportação
Data do documento: 12-Dez-2011
Editor: 004
Referência Bibliográfica: MORELLI, Barbara Torrecilha. Políticas públicas de incentivo e sustentabilidade às exportações para micro e pequenas empresas, 2011. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2011
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo expor e analisar as políticas públicas de incentivo e sustentabilidade às exportações das micro e pequenas empresas, com foco nos incentivos fiscais e nos programas de financiamento concedidos pelo governo. Atualmente, a política de promoção à exportação é coordenada por diversos órgãos e dispõe de programas específicos para incrementar a competitividade comercial, financeira e tecnológica com o intuíto de promover as exportações. Os incentivos fiscais concedidos aos micro e pequenos empresários, por meio de isenções e reduções de tributos como IPI, ICMS, PIS, COFINS e o Drawback, foram decisivos para a isenção de impostos com incidência nos custos para o exportador brasileiro refletiu em maior competitividade em relação ao preço final, formando o produto mais atrativo. Os programas de financiamento subsidiam as exportações tanto na produção como também na fase de comercialização, formando os produtos dos micro e pequenos empresários mais competitivos no mercado internacional. Entretanto, mesmo com todos os esforços do governo, ainda existem muitas barreiras que minimizam o alcance e o efeito das políticas púbicas como a burocracia, que dificulta a utilização dos incentivos devido às exigências das garantias reais, aliado ao desconhecimento desses instrumentos ainda ser muito grande entre as MPEs. Contudo, após verificar alguns dos incentivos concedidos pelo governo, como são elaborados e como são executados, pode-se concluir que as políticas públicas de incentivo às exportações, quando colocadas em prática, conseguem estimular às exportações das micro e pequenas empresas.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2221
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20112S_MORELLIBarbaraTorrecilha_TCCGE0022.pdf
  Restricted Access
753.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.