Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17435
Título: Mobilidade urbana: análise dos deslocamentos dos discentes do curso de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatuba
Título(s) alternativo(s): Urban mobility: analysis of the movements of students on the service management technology course at Fatec Indaiatuba
Autor(es): LEMES, Jussara dos Santos Silva
Orientador(es): WATANABE, Juliana Silva
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Limitação de mobilidade;Transportes
Data do documento: Mai-2023
Editor: 105
Referência Bibliográfica: LEMES, Jussara dos Santos Silva. Mobilidade urbana: análise dos deslocamentos dos discentes do curso de tecnologia em gestão de serviços da Fatec Indaiatuba, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2023.
Resumo: Segundo resultados obtidos pela pesquisa origem e destino do estado de São Paulo em 2017, a educação é o segundo motivo da maior parte das viagens realizadas pelos entrevistados, sendo responsável por 35% das viagens nas quais predominam as viagens motorizadas (52%). E esse percentual cresceu em relação a 2007, (quando as viagens motorizadas eram 45% nesse motivo). Em consequência, diminuíram as viagens não motorizadas para educação de 55,4% em 2007 para 48% em 2017. Por isso, há relevância em realizar pesquisas sobre mobilidade dentro de instituições de ensino, tanto por parte das instituições quanto do governo. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma análise de origem e destino, para identificar e entender quais características e o padrão dos deslocamentos dos acadêmicos do curso citado, em relação a dois extremos, domicílio e campus considerando o tempo de viagem com cada meio de transporte oferecido pela cidade. Sendo uma pesquisa exploratória quantitativa e qualitativa, após um estudo sobre os conceitos de mobilidade, resultados esperados e obtidos de trabalhos já realizados, foi aplicado um questionário no formato Forms do Google, desenvolvido com base no questionário oficial de pesquisa de mobilidade do estado de São Paulo (2012) e outros trabalhos similares com as adaptações necessárias para o objetivo deste trabalho. As análises dos dados obtidos apresentaram como resultado uma predominância do gênero feminino, a opção pelo modal de transporte carro como meio de locomoção mais utilizado pela amostra e que ao escolher um modal de transporte o fator predominante de escolha é a rapidez com que o modal realiza o trajeto da origem ao destino.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/17435
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JUSSARA DOS SANTOS SILVA LEMES.pdf
  Restricted Access
742.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.