Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16618
Title: Análise de rentabilidade da produção de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques-rede
Authors: GOUVEA, Ana Carolina Furlan
Advisor: SIMÕES, Danilo
type of document: Monografia
Keywords: Lucro;Tomada de decisão
Issue Date: Dec-2013
Publisher: 112
Citation: GOUVEA, Ana Carolina Furlan. Análise de rentabilidade da produção de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques-rede, 2013. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2013.
Abstract: O curso de ação que um produtor rural ou um investidor adotam para assegurar o desempenho e a sobrevivência de um projeto de investimento, deve ser pautado sobre tudo na sua administração financeira, a qual possibilitará a otimização dos recursos e ajustes às modificações do ambiente. Este estudo teve por objetivo estimar os custos de implantação de tanques-rede, com vistas às rentabilidade da produção de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) na região Centro-Oeste do Estado de São Paulo. O custo total da produção foi obtido por meio do somatório do custo operacional total acrescido à remuneração do capital investido. A análise de rentabilidade do projeto de investimento foi determinada por meio da aplicação dos indicadores econômicos: Taxa Interna de Retorno, Valor Presente Líquido, Período do Capital Investido, Relação Beneficio/Custo, Ponto de Equilíbrio Contábil e da Análise de Sensibilidade. Os resultados estimados, corroboram que o projeto de investimento para a produção de Tilápia do Nilo, pode ser economicamente viável, contudo se o preço de comercialização for superior a US$ 5.75 por quilograma, valor esse que resultará em indicadores de rentabilidade atrativos economicamente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16618
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CAROLINA FURLAN GOUVEA.pdf
  Restricted Access
Análise de rentabilidade da produção de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) em tanques-rede481.88 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.