Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16527
Title: Análise de viabilidade econômica da produção de mel da associação de apicultores do Polo Cuesta, Itatinga-SP
Authors: ANDRADE, Joel Santiago de
Advisor: CERVI, Ricardo Ghantous
type of document: Projeto de pesquisa
Keywords: Apicultura;Mel
Issue Date: Jun-2012
Publisher: 112
Citation: ANDRADE, Joel Santiago de. Análise de viabilidade econômica da produção de mel da associação de apicultores do Polo Cuesta, Itatinga-SP, 2012. Projeto de pesquisa (Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Botucatu, 2012.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade econômica da produção de mel da Associação de Apicultores do Pólo Cuesta - AAPC, Itatinga – SP quantificando custos despesas e receitas do setor apícola e demonstrando em fluxo de caixa a viabilidade econômica. O estudo foi realizado na Associação de Apicultores do Pólo Cuesta em Itatinga SP, empregando o método de entrevista formulada diretamente ao entrevistado, de maneira não estruturada, com os apicultores da AAPC. Após apurados os dados da produção de mel com auxílio da AAPC obteve-se os seguintes resultados: PBD atingirá em 4,06 anos, VPL de R$ 169.821,33, TIR de 28% e a RCB de 1,37. Depois de analisar os resultados pode-se concluir que a atividade apícola na região é mais viável quando é realizada com o auxílio de uma associação.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16527
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOEL SANTIAGO DE ANDRADE.pdfAnálise de viabilidade econômica da produção de mel da associação de apicultores do Polo Cuesta, Itatinga-SP928.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.