Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15491
Title: A liderança de jovens como a causa dos conflitos entre as gerações: estudo multicaso em empresas de Ribeirão Preto
Authors: PEREIRA, Beatriz
FERNANDES, Bianca
RODRIGUES, Eva
SCHMALS, Evelyn
ALVES, Isabela
ANJOS, Rosiele
BARRETO, Vanessa
Advisor: PEREIRA, Marcelo Alves
type of document: Monografia
Keywords: Liderança;Conflito de gerações;Relações entre gerações
Issue Date: 30-Nov-2022
Publisher: 074
Citation: PEREIRA, Beatriz. A liderança de jovens como a causa dos conflitos entre as gerações: estudo multicaso em empresas de Ribeirão Preto. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Técnico em Administração) - ETEC José Martmiano da Silva, Ribeirão Preto, 2022.
Abstract: O conflito é algo existente no cotidiano da humanidade desde os primórdios, vindo a ocorrer por diversos motivos e sendo muito mais do que um simples acordo ou divergência. Já as gerações, são estabelecidas com base em um conjunto de vivências partilhadas, que influenciam diretamente em seu comportamento. Sendo assim, conforme novas gerações vão ingressando no mercado de trabalho, vão inserindo consigo seu padrão comportamental, que é diferente dos já existentes no âmbito organizacional. Em vista disso, cabe ao líder estabelecer estratégias eficientes para entender e controlar a situação. Ademais, a administração de conflitos é um dos maiores desafios dos gestores, pois pode acarretar a um desconforto e afetar assim o clima organizacional, fazendo com que a produtividade caía. Portanto, é interessante ter uma liderança jovem, pois eles se abrem para inventar o que é necessário em cada nova situação e seus olhos estão voltados para a frente e na experiência presente. Diante disso, há uma diversidade de opções sobre como liderar o ambiente de trabalho onde a equipe é composta por diferentes gerações e consequentemente há divergências de ideias, opiniões e pensamentos. Na visão dos líderes, a comunicação assertiva e a compreensão de aspectos de cada geração em sua particularidade são imprescindíveis. Os colaboradores por sua vez, afirmam ver a liderança jovem como inovadora e incentivadora, uma vez que o tal líder tem a competência de solucionar as dificuldades de forma ágil. Entretanto, os gestores assumiram sentir um pouco de pré julgamento por ser jovem e pela sua maneira de liderar. Além disso, foi notado que os conflitos podem ocorrer tanto entre gerações diferentes devido as características que se diferenciam de uma para outra, como também dentre pessoas de uma mesma geração, porque dentro de um mesmo grupo há as diferenças individuais.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15491
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADMINI~2.PDF787.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.