Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13372
Title: Iluminação: luz natural vs luz energia elétrica : Ambiente de trabalho escritório
Other Titles: Lighting: natural light vs electric light : Office work environment
Authors: BORTOLOTTO, Clair Justino
CUNHA, Daniele Carvalho da
JESUS, Daniel Santos de
PEDROSO, André Gustavo Pimentel
SANTOS, Jose Marcos Bomfim de Jesus Luan Leal dos
Advisor: CARVALHO, Félix Silva de
Other contributor: ARAÚJO, Renato Pereira de
CARVALHO, Félix Silva de
type of document: Monografia
Keywords: Eletrotécnica (aplicações);Energia elétrica (consumo);Energia elétrica (reaproveitamento);Ambiente de trabalho
Issue Date: 19-Jun-2023
Publisher: 228
Citation: BORTOLOTTO, Clair Justino; CUNHA, Daniele Carvalho da; JESUS, Daniel Santos de; PEDROSO, André Gustavo Pimentel; SANTOS, Jose Marcos Bomfim de Jesus Luan Leal dos. Iluminação: luz natural vs luz energia elétrica : Ambiente de trabalho escritório. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Eletrotécnica) - Escola Técnica do Jaraguá, 2023.
Abstract: A Iluminação luz natural vs luz energia elétrica queremos aproveitar dessa fonte de luz que, o sol nos fornece diariamente ,dessa maneira ,olhando ao nosso redor encontramos um ambiente ideal para a aplicação do nosso projeto no ambiente de trabalho, em escritório pois o mesmo sempre esta com a luz ligada na hora do trabalho vendo que muitos desses locais tem em enormes vidraças por onde os raios solares adentram desse modo e lugar ideal, pois tem um grande desperdício de energia, colocando um sensor de luz LDR para medir a luminosidade e controlado a iluminação artificial por meio do micro controlador Arduino UNO, assim como também um sensor PIR ,criaremos um sistema inteligente onde ele vai fazer que o lumens seja compensado pela luz solar desse modo demostraremos atrás de uma maquete e o funcionamento do projeto.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em Eletrotécnica da Escola Técnica Estadual do Jaraguá, orientado pelo profº Félix Silva de Carvalho, como requisito parcial para a obtenção do título de Técnico em Eletrotécnica.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/13372
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.