Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1227
Título: Tingimento e pintura manual em seda para figurino
Título(s) alternativo(s): Dyeing and manual painting on silk for costumes
Autor(es): FERRO, Carolina Ferreira da Silva
Orientador(es): GIORDANO, João Batista
Outro(s) contribuidor(es): SAMPAIO, José Fornazier Camargo
BERGAMASCO, Daives Arakem
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Tingimento
Data do documento: 2-Dez-2013
Editor: 004
Referência Bibliográfica: FERRO, Carolina Ferreira da Silva. Tingimento e pintura manual em seda para figurino, 2013. Trabalho de conlusão de curso (Curso de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2013
Resumo: A categoria da Dança do Ventre, é uma manifestação cultural e exige-se figurinos próprios, como o Ballet ou Peças teatrais, alguns véus são utilizados em danças específicas, como a “dança dos sete véus”. Uma destas especificações um véu muito leve, feito com uma seda finíssima, no mercado é chamada de pongê 5, é um figurino importante para as dançarinas de Dança do Ventre, assim como a sapatilha de ponta para quem dança Ballet Clássico.Este estudo trata da produção deste figurino em especifico, um estudo muito pouco abordado em forma de pesquisa científica a nível nacional. Este figurino é uma peça exclusiva porque a dançarina irá escolher suas cores, seu desenho e sua metragem (o que determinará a metragem do véu é a altura da dançarina), e será confeccionado por um ateliê, também escolhido pela dançarina, esta é quem consome este produto, os ateliês são os produtores e fornecedores do produto, conhecem as necessidades do seu nicho, têm a consciência de que precisam contar com bons materiais e técnicas para conservar as características fundamentais do produto, que são muito próprias como a suavidade, a maciez, as cores vivas, os desenhos e/ou pinturas e sua característica principal, a leveza. A pintura manual neste tecido, com este fim, precisar ser feita com tintas em temperatura ambiente, assim os corantes reativos são a melhor opção, pois também são indicados para o tipo de fibra em questão, e de acordo com teste realizados proporcionam um bom aproveitamento e rendimento, não deixam muitos resíduos e conservam as características da seda. Em banho de tingimento tem comportamento semelhante. Com a mesma concentração de corante, em um tipo de pintura manual conhecida como Tie Day, foram feitos três tipos de ensaios de fixação: por meio de vaporização, por meio de uma temperatura elevada a 150°C no equipamento da rama e por repouso de 48 horas, com o objetivo de medir dentre estas três condições qual apresentaria o melhor resultado com relação as condições citadas acima. Os três tipos de fixação e o tingimento com corantes reativos, posteriormente foram submetidos a um teste de solidez de cor à lavagem, para se mensurar com maior confiabilidade e precisão os resultados apresentados pelos ensaios em questão dentro das condições a que foram expostos.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/1227
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20132S_FERROCarolinaFerreiradaSilva_TCCTX0272.pdf
  Restricted Access
1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.