Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11846
Title: A utilização de ferramentas logísticas como métodos de acondicionamento da maçã gala nos processos de distribuição na cidade de Praia Grande
Authors: BERNARDO JUNIOR, Alexandre de Almeida
BARBOSA, Andressa Christina Sant'anna
CALDAS, Deborah Souza
BAPTISTA, Laysla Raphaela São Bernardo
LIRA, Raquel Soares
Advisor: MORAES, Leonardo Sitibaldi de
MARTINS, Rafael
type of document: Monografia
Keywords: Logística;Maçã;Transporte;Qualidade do produto
Issue Date: Dec-2022
Publisher: 153
Citation: BERNARDO JUNIOR, Alexandre de Almeida; BARBOSA, Andressa Christina Sant'anna; CALDAS, Deborah Souza; BAPTISTA, Laysla Raphaela São Bernardo; LIRA, Raquel Soares de. A utilização de ferramentas logísticas como métodos de acondicionamento da maçã gala nos processos de distribuição na cidade de Praia Grande. 2022. (Trabalho de Conclusão de Curso Técnico em Logística Integrado ao Ensino Médio) - ETEC de Praia Grande, Praia Grande, 2022.
Abstract: Este trabalho, apresenta a aplicação de ferramentas logísticas como método de acondicionamento da maçã gala nos processos de distribuição no município de Praia Grande, e tem como objetivos principais apresentar melhorias na comercialização da fruta na cidade escolhida; além disso, o trabalho também visa conhecer os procedimentos utilizados durante o transporte, analisar a metodologia da cadeia de distribuição, sugerir soluções rentáveis por meio da Qualidade Total, Kaizen e PDCA, e por fim adaptar as melhorias conforme a necessidade da empresa. A escolha da fruta Maçã Gala para o projeto, foi baseada no índice de consumo nacional pela ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã) e de sua fragilidade — ao manuseá la sem o devido cuidado — o que resulta em maiores danos à fruta e prejuízos às redes de mercado e hortifrúti. O extenso e detalhado conteúdo presente neste caderno propõe soluções rentáveis, sugeridas através da implementação de diferentes ferramentas e equipamentos, sobre a necessidade de conscientização frente os cuidados da fruta.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Etec de Praia Grande, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como requisito para a obtenção do diploma de Técnico em Logística sob a orientação do Professor Leonardo Sitibaldi e Rafael Martins de PTCC e DTCC.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/11846
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CADERNO DE TCC APPLEGRADE - Versão Final.pdf3.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.